O teste ergométrico é o que chamamos na cardiologia de prova funcional, ou seja, através do esforço realizado em esteira ou bicicleta ergométrica avaliamos o funcionamento do sistema cardiovascular diante de um estresse físico. Com isso, podemos avaliar o comportamento da pressão arterial, frequência cardíaca, a presença de arritmias e isquemia (que pode sugerir obstrução nas artérias coronárias), além de calcular a FC máxima (que pode ser útil para a prescrição do seu treino) e avaliar sua capacidade para realizar esforço (que chamamos de capacidade funcional).

Na figura abaixo, apresento um post que desenvolvi para a @centralcardioesporte e que compila as principais variáveis utilizadas pelos médicos na avaliação do teste ergométrico.

6 variáveis a serem analisadas no teste ergométrico (post para @centralcardioesporte)

Atualmente realizo esse exame em esteira ergométrica na cidade de Itu-SP na clínica Diacor (R. Santa Cruz, 1111 – Centro, Itu – SP- (11) 4022-1569), e na cidade de Indaiatuba-SP na clínica Indacor ( R. Sebastião Nicolau, 54 – Vila Nossa Sra. Aparecida, Indaiatuba – SP,  (19) 3392-8242).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *